Conheça a técnica de ICSI para a reprodução assistida em equinos

ICSI reprodução equina assistida

Método é utilizado quando as técnicas tradicionais já não conseguem mais êxito ou ainda quando se quer otimizar o uso de sêmen de alguns garanhões

Inegavelmente, as variadas técnicas de reprodução assistida em equinos é uma realidade em criatórios de todo o país. E, graças ao desenvolvimento de pesquisas e investimentos ampliados nestas biotecnologias, há uma variedade de métodos disponíveis no mercado. Entre eles, a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).

Conforme a médica veterinária Perla Fleury, a técnica de ICSI consiste em promover a gestação de óvulos obtidos de éguas doadoras que não possui mais capacidade de responder a transferência de embriões, em ambiente de laboratório.

Dessa forma, o método se aplica nas situações onde os métodos tradicionais de reprodução já não conseguem mais êxito. Ou, ainda, quando se quer otimizar o uso de sêmen de alguns garanhões.

“Por exemplo, sêmen raro, que já não existe com grande disponibilidade no mercado ou sêmen de alto valor econômico comercializado por palheta, ou, ainda, sêmen de baixa motilidade”.

No processo, cada espermatozoide é especialmente introduzido no óvulo. Como consequência, gerando embriões, que por sua vez são transferidos para uma égua receptora.

Vantagens x desvantagens da ICSI

Com relação as vantagens da técnica de ICSI, a médica veterinária explica que é, sem dúvida, poder produzir embriões de éguas que não respondem bem mais a coleta convencional. “Ou ainda nos casos que expliquei acima sobre uso dos garanhões de sêmen raro, caro ou ainda de baixa qualidade espermática”.

Ao mesmo tempo, Perla Fleury cita que uma outra vantagem da técnica de ICSI é a de poder congelar embriões, depois descongelar e transferi-lo somente no momento em que o criador ou proprietário tiver, de fato, receptoras muito boas.

Do outro lado, a única desvantagem que a médica veterinária cita sobre o método é sobre o custo econômico. “Gira ao redor de R$ 19 mil a prenhez”, finaliza.

Se você ficou interessado em usar essa técnica de reprodução assistida no seu criatório, não perca tempo e entre em contato com a LUB Breeding, que realiza o método na central em parceria com a veterinária Perla Fleury. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (15) 99700-5869 ou 99630-2283 e, ainda, pelo e-mail secretariaa@lubbreeding.com.br.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato

Escritório

Pedido de SÊmen

Funcionamento

Escritório

Visitas

Informações

LOCALIZAÇÃO

Estrada Municipal KM 3,5
Cesário Lange/SP
Cep: 18285-000 Caixa Postal 06

DADOS PARA GTA

Luciano Thomitão Beretta
CPF 619.674.409-72
Haras LUB Breeding
Cod. Estabelecimento 351.160.701.99⁠⁠⁠⁠

Escritório

Pedido de SÊmen

LOCALIZAÇÃO

Estrada Municipal KM 3,5
Cesário Lange/SP
Cep: 18285-000 Caixa Postal 06

Visitas

DADOS PARA GTA

Luciano Thomitão Beretta
CPF 619.674.409-72
Haras LUB Breeding
Cod. Estabelecimento 351.160.701.99⁠⁠⁠⁠